twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial a saúde


A nossa Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou no dia 15 de dezembro uma lei bastante interessante para a nossa sociedade, afinal quando se trata de saúde não devemos vacilar, até mesmo por que o Ministério da Saúde vem advertindo há muito tempo quais são os males que a nicotina causa no ser humano e este é um tema a ser tratado com muito cuidado, devido à importância em manter um conforto e um ar puro em ambientes fechados. De acordo ao texto da lei, fica proibido o fumo em recintos fechados. Antes, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse fumódromo. Só para ressaltar, algumas leis estaduais já haviam proibido o fumódromo, por exemplo: o estado de São Paulo. Agora, a restrição vale para todo o território nacional. Outros pontos importantes estão inseridos nesta nova lei, entretanto eu não irei me aprofundar no tema, pois estou aqui representando minha opinião como um futuro ex-fumante passivo, os outros tópicos relevantes desta lei, envolve a questão da publicidade e comercialização dos maços do cigarro, e isso não me interessa nem um pouco.
Agora nos resta esperar pela regulamentação da lei, mas o que isto significa? Então, apesar de termos uma lei que proíbe às pessoas de fumar em locais fechados, essa lei precisa ser complementada com questões mais precisas a cerca do assunto. É como se a lei dissesse: Você está proibido de fumar em locais fechados, mas este dever (ou melhor dizendo essa coação) precisará ser qualificada, por exemplo: estipulando penalidades, abordando o sentido e o alcance da norma.
Enquanto isso eu espero que os fumantes sejam sensíveis e deixem para fumar em locais abertos com muita circulação de vento, pois o seu direito de fumar acaba, quando o meu direito de respirar ar puro começa.

Jadson Fonseca de França



0 comentários: