twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

Escassez de água: uma realidade.


Há alguns dias eu presenciei a dificuldade de uns pedreiros ao tentar montar uma piscina de fibra na casa de um conhecido. Deu bastante trabalho, mas eles conseguiram. Entretanto aquele recipiente só servirá para manter o ego e o status social, pois no mundo as estimativas de escassez de água é uma situação muito séria e preocupante, segundo a ONU em aproximadamente 20 anos, faltará água para 60% da população. Acredito que em condomínios, clubes e parques recreativos a utilização de uma piscina pode até ser aceitável, afinal muitas pessoas a usam e o impacto talvez não seja tão grande. Sei que uma grande parte das pessoas podem achar essa preocupação uma besteira, pois em muitas vezes a condição de vida traz uma falsa ilusão de estabilidade e qualidade de vida. A causa é mundial e a escassez de água é assunto que deve ser discutido por autoridades de todos os países com a ajuda da população. Tem lugares do continente Africano, por exemplo, que as pessoas bebem água de lama e estão “satisfeitas” pelo líquido em disposição, pelo fato de poder matar a sede. Acredito que devemos refletir sobre a nossa interferência na terra, pois assim como o Direito a nossa trajetória na terra é uma construção que é transmitida culturalmente para a sociedade do futuro. Se pensa como eu, gostaria de te-lo como seguidor para podermos discutir mais precisamente sobre os fatos e acontecimentos que sejam de interesse coletivo. Venha e seja colaborador nessa empreitada, terei prazer em receber suas opiniões e criticas.
 Mas voltando ao assunto escassez de água, algumas recomendações são divulgadas na intenet e irei enumerá-las aqui como sendo alguns mandamentos:
1.       Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
2.       Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa  1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras!!

3.       Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

4.       No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

                Enfim, seja livre e crie suas regras de consumo de água, mas não se esqueça de ser consciente, sua atitude frente aos recursos naturais é muito importante.

JADSON FONSECA DE FRANÇA.

VOCÊ CERTAMENTE IRÁ GOSTAR DE:
Uma arma "inofensiva"

0 comentários: