twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

Uma arma “inofensiva”


A todo tempo encontramos muitas pessoas circulando pelas cidades, e particularmente o ser humano me chama a atenção por dois motivos, mas neste texto irei falar apenas de um aspecto que é o modo como as pessoas vêm usando o aparelho celular. É impressionante a quantidade de aparelhos que circulam pelo mundo, acho que se fossemos empilhá-los uns sobre os outros formaríamos uma montanha com quilômetros de distância. Tem pessoas que compram um celular, mas usam em 2, 3 ou 4 chips, em certos casos é até justificável o uso para diversos fins, mas acredito que a maioria de nós saberíamos administrar um único chip, concordam? Pois então, apesar de ser, aparentemente, inofensivo aos nossos olhos, as estatísticas dizem o contrário, pois ele vem causando alguns transtornos a segurança da sociedade. O celular é uma tecnologia interessante e serve pra nos comunicar, acessar internet, fazer vídeo e etc. Entretanto ele também serve como uma ferramenta para o crime, afinal os bandidos o utilizam para passar informações de clientes que estão utilizando os terminais de atendimento: a chamada saidinha bancaria.  Você já se perguntou quantas agências no país foram assaltadas e quantos caixas eletrônicos foram explodidos no ano de 2011? Os dados são preocupantes por causa da onda de criminalidade que vem aumentando no país (segundo dados do Sindicado dos Bancários da Bahia): Em 2011, 49 assassinatos envolvendo bancos foram registrados em todo o país. Por mês, isso significa uma média de quatro vítimas fatais, aumento de 113,04% em relação a 2010, quando foram 23 mortes, de acordo com pesquisa nacional. Os estados com mais ocorrências foram São Paulo, com 16, nove no Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e em Rio Grande do Sul, quatro cada. A saidinha bancária foi a principal motivadora, tendo provocado 32 mortes. Os clientes estão no topo das vítimas, com 30 casos, seguidos de vigilantes (8) e policiais (6)”
                No município de São Paulo a prefeitura teve que intervir e garantir a segurança das pessoas que circulam dentro do espaço físico das agências e proibiu através da LEI Nº 15.429, DE 26 DE AGOSTO DE 2011, o uso dos celulares no referido local. Alguns pontos interessantes da lei é a aplicação de uma multa aos bancos que descumpram a norma.
                Acredito que uma medida como esta, apesar de ser vista com maus olhos por uma parcela da população, é necessário ter em mente que para a segurança das pessoas o interesse coletivo é superior ao individual, então que esta lei sirva de inspiração para outros prefeitos no combate a criminalidade, já que os banqueiros não investem em segurança forte.
                Mais segurança para as pessoas é o que desejamos.

VOCÊ TAMBÉM CERTAMENTE IRÁ GOSTAR DE:
JADSON FONSECA DE FRANÇA

0 comentários: